A importância de contratar Seguro Viagem

Ao planejar uma viagem, é comum pensar primeiramente em passagens aéreas, hotéis, passeios, mas um item não pode ser deixado para trás: o seguro viagem.

Ao viajar para um país que não é o seu local de residência, um atendimento médico pode se tornar um verdadeiro problema.

Como uma doença, um acidente ou um dente quebrado são coisas que não se podem prever, viajar com cobertura médica é muito importante para garantir sua tranquilidade.

A grande maioria dos países não oferecem atendimento gratuito para estrangeiros, por isso, contratar um seguro para a sua viagem é a coisa mais inteligente a se fazer.

Além das questões de saúde, o seguro viagem ainda pode cobrir uma série de outros imprevistos como extravio de bagagem ou cancelamento.

Para entender melhor a importância desse serviço e o que ele cobre, acompanhe a seguir nossas dicas sobre seguro viagem.

O que é seguro viagem

O seguro viagem é um serviço que você contrata para cobrir possíveis imprevistos durante um viagem a lazer ou a trabalho.

Esse serviço é uma garantia da sua tranquilidade, caso venha a ocorrer algo inesperado que gere despesas médicas ou de outra natureza.

Existem diversos tipos de seguro, que podem cobrir diferentes imprevistos, por isso é importante conhecer as regras do seguro contratado para não ter surpresas caso precise acioná-lo.

O que o seguro viagem cobre

Despesas médicas

O principal motivo de fazer um seguro viagem é se prevenir de despesas médicas que possam surgir durante uma visita a outro país.

Ao precisar de um atendimento em território estrangeiro, o seguro saúde pode ser acionado e fica responsável por ressarcir os custos com um profissional de saúde ou hospital.

Extravio de bagagem

Ter uma bagagem extraviada é, infelizmente, mais comum do que se possa imaginar, chegando a atingir em torno de 5% dos viajantes.

Diante de uma situação como essa, o seguro viagem pode cobrir despesas decorrentes de um atraso na entrega de uma mala extraviada ou até mesmo de uma possível perda.

Cancelamentos e despesas jurídicas  

Por mais bem planejada que uma viagem seja, a necessidade de um cancelamento sempre existe.

Ao contratar um seguro viagem que cubra esse tipo de imprevisto você pode ser ressarcido por despesas com multas e taxas decorrentes do cancelamento de voos, passeios e hotéis.

Despesas jurídicas também podem ser cobertas por alguns tipos de seguro viagem e não devem ser descartadas como algo possível de ocorrer.

Porque fazer um seguro viagem

Uma viagem internacional exige muitos custos, mas o seguro viagem não pode ser visto como uma despesa, e sim como um investimento.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os custos relacionados à saúde para quem não tem um plano médico podem ser exorbitantes.

Por isso, ter um imprevisto médico pode sair mais caro do que a própria viagem, o que pode ser evitado se você tiver contratado um seguro previamente.

O seguro viagem é uma prevenção, que garante a sua tranquilidade durante os dias de viagem.

Além disso, muitos países exigem a contratação de um seguro viagem para a entrada em seu território.

A maioria dos países da Europa, por exemplo, exige que o turista contrate um seguro viagem com cobertura igual ou superior a 30 mil euros.

Como escolher um seguro viagem

Ao escolher seu seguro viagem, é preciso levar em consideração as suas necessidades pessoais.

Uma pessoa que viaja apenas com bagagem de mão, por exemplo, não tem necessidade de contratar uma cobertura para extravio de bagagem.

Por outro lado, a cobertura médica é algo que qualquer pessoa está sujeita a precisar.

Se você tem uma doença pré-existente, está em meio a um tratamento médico ou se você for uma gestante, é ainda mais importante verificar as cláusulas de cobertura do seu seguro viagem.

Para quem irá passar um tempo maior fora, por exemplo, no caso de um intercâmbio,  é importante verificar se a seguradora possui planos específicos para esse caso.

Dê preferencia para um serviço que ofereça assistência viagem, dessa forma, ao invés de você arcar com os custos e tê-los posteriormente reembolsados, o seguro já resolve suas pendencias sem que você precise arcar com despesas.

Optar por um seguro que tenha atendimento em seu idioma, caso você tenha dificuldade com outras línguas, também é uma forma de garantir um melhor atendimento.

Conclusão

Ao fazer uma viagem, fazer um seguro viagem não pode ser visto como um custo desnecessário.

Optar por um serviço mais completo pode evitar problemas futuros e garantir sua tranquilidade.

Observe bem as coberturas do plano e escolha aquele que melhor se adequa às suas necessidades.

Com segurança, viajar fica muito mais gostoso!

Se você precisa contratar um seguro para sua próxima viagem, conte com a 2Easy Insurance. Nós te conectamos aos melhores serviços de acordo com as suas necessidades.