Seguro viagem: para que serve e quais são as coberturas

Proteção
29 Julho 2024
Entenda como funciona o seguro viagem e qual o melhor momento para contratar esse serviço para garantir mais segurança
Seguro viagem: para que serve e quais são as coberturas

O seguro viagem serve para minimizar eventuais dores de cabeça de quem viaja a lazer, trabalho ou estudo. Imprevistos podem ocorrer. O produto garante o pagamento de indenização ao segurado no caso desses imprevistos, desde que eles estejam cobertos e ocorram durante viagem nacional ou internacional.

A mais conhecida é a cobertura de despesas médicas, que é obrigatória. Afinal, gastos com saúde podem ser proibitivos em determinados países, e pode até haver exigência de seguro para entrada em certos territórios.

No entanto, há mais coberturas, como de cancelamento de viagem, extravio de bagagem, atraso de voo, atraso de bagagem, regresso antecipado, prorrogação de estadia, despesas legais e jurídicas, e uma série de outras, incluindo serviços como de concierge, acompanhamento de menores e orientações no caso de perda de documentos e cartões de crédito.

O cliente deve buscar as coberturas mais adequadas ao seu perfil, ao destino e ao tipo de viagem. Confira a seguir os detalhes de funcionamento do seguro. 

O que é seguro viagem

Seguro viagem é um tipo de seguro pessoal, na categoria dos planos com cobertura de risco, que garante ao segurado o pagamento de indenização quando da ocorrência de imprevistos durante uma viagem nacional ou internacional, desde que o acontecimento faça parte das coberturas contratadas e tenha relação com a viagem.

Algumas coberturas são obrigatórias em seguros viagens, como despesas médicas, odontológicas e hospitalares, traslado do corpo em caso de morte, indenização por invalidez total ou parcial por acidente ocorrido na viagem, traslado médico e regresso sanitário.

O traslado médico é quando o segurado precisa ser transportado para uma clínica ou hospital próximo de onde ele está, durante a viagem. Regresso sanitário é o deslocamento de segurado doente ou acidentado de volta ao seu local de origem.

Entre as coberturas opcionais estão extravio de bagagem, cancelamento de viagem, diárias para acompanhante e outras. Atenção: cobertura para caso de covid-19 pode ser opcional, dependendo da seguradora e do plano.

De acordo com cartilha da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), a indenização é limitada ao valor do capital segurado e pode ser feita na forma de pagamento do montante contratado, reembolso e prestação de serviços.

Como funciona o seguro para viagens internacionais?

O contrato deve ser feito antes da viagem e não pode ser realizado durante sua realização. O seguro entra em vigor no início da data de partida e vale por período pré-determinado, o da duração da viagem.

Em caso de “sinistro”, o seguro deve ser acionado pela central da seguradora. No jargão do setor, “sinistro” é a ocorrência do risco coberto. 

Tal estrutura é fundamental, pois o segurado pode estar lidando com situação emergencial, em local distante e sem conhecimento do idioma. O contratante deve prestar atenção neste ponto antes de fechar com a seguradora. 

É importante observar se o seguro conta com assistência 24 horas e rede credenciada no local onde vai estar. É assistência na hora em que você precisa e cobertura imediata de custos. Caso contrário, você só receberá a indenização na forma de reembolso. 

Alguns países exigem seguro com coberturas mínimas de despesas médicas, hospitalares e odontológicas para permitir a entrada.

 

Fonte: InfoMoney

Na 2easy Insurance, estamos comprometidos em ajudá-lo a entender suas escolhas de saúde. Saiba mais sobre nossos serviços de assistência médica e como podemos proteger você em momentos críticos clicando aqui. Sua saúde é nossa prioridade.



22 Novembro 2023

Não tenha surpresas com despesas hospitalares. Proteja o seu bolso com a 2Easy Insurance

17 Outubro 2023

A 2Easy Insurance tem uma oportunidade imperdível para você!